21.5.10

Sobre "ansiosidade"

Nos últimos dias, ouço de todos que preciso ficar mais relaxado, mais tranquilo, menos ansioso, reduzir minha expectativa. Mas, olha aqui, a Cau está grávida de 39 semanas, tenho acompanhado todos os instantes da gravidez, já há um prazo estabelecido pela médica de 2 de junho (como escrito abaixo). Portanto, estou a alguns dias de me tornar... PAI, algo que, confesso, ainda não "caiu a ficha". Então, estou me dando todo o direito do mundo de ficar ansioso.
Essa aflição que atinge a todos quando confrontado com algo iminente sempre foi exacerbado em mim. Sou contido e não transpareço muitas coisas, mas, tenha certeza, estou me roendo de ansiedade. Nos meus idos adolescentes, quando eu vivia sofrendo com aflição, eu falava para todos os cantos que morria de ansiosidade. Todos meus amigos me corrigiam, mas demorei para aprender. Por um bom tempo ficou a tal ansiosidade. Essa palavra para mim tem lá seu charme, um charme torto, mas tem lá seu charme.
É especial porque ela me confronta com o que era há 10, 12 anos com o que sou agora. Lá atrás, eu ouvia Circle Jerks e achava demais o "Live Fast, Die Young", quando andava de carro, nem me importava com a próxima curva, quando enchia a cara, tentava arrumar briga por aí. Era uma época em que não fazia a menor ideia de quando e se teria filhos.
Hoje, muito pelo contrário, quero viver muito, ver minha filhinha crescer, ficar lindona e estar pronta para o mundo. Quero ficar tranquilo com a Cau até os últimos velhos dias das nossas vidas assistindo de camarote todo o desenvolvimento da Beatriz. Então, estou me dando todo o direito de ficar ansioso e sofrer de "ansiosidade", curtindo todo esse sofrimento enquanto não cai a ficha de que em breve serei pai!

PS: Pela primeira vez vou escrever um post script para corroborar a minha tese. Em inglês, pode-se usar o termo "I'm expecting" para a mãe se referir a estar grávida. O termo significa muito mais "esperar" do que "expectatitva", é um falso cognato. To Expect tem como sinônimo, no entanto, look forward, o que pode ser traduzido como uma espera cheia de expectativa, cheia de ansiedade. Voilà. A gravidez é uma expectativa do seu marco zero até o nascimento. Então, reforço, estou me dando todo o direito de ficar ansioso e sofrer de "ansiosidade"

5 comentários:

  1. te amo cada dia mais

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, tenha seus sentimentos e os curta intensamente.

    ResponderExcluir
  3. Isso! curta intensamente! Mas nao precisa dar piti, hehehe.
    E devo dizer, eu que nao sou o pai e estou a mais de mil quilometros de distância, estou ansioso pra caralho tb.

    ResponderExcluir
  4. O Cássio fez questão de corrigir um detalhe do post. Quando eu era adolescente não ouvia Circle Jerks, mas a versão do Pennywise para "Live Fast, Die Young". Tá bom assim?

    ResponderExcluir
  5. não. só vou ficar contente quando vc disser que não era o Bukowski quando tinha 18 anos, entre outras coisas

    parabéns, meu irmão! bem-vindo ao clube. enjoy the ride.

    x Cassio x

    ResponderExcluir