24.5.10

Canela da Índia

A medicina é uma ciência, certo? Todo o resto que envolve, digamos, paramedicina, é crendice, então? Nesse caso, paramedicina entra não no significado americano de atendimento emergencial, mas no sentido de elementos que envolvem manutenção/prevenção/tratamento de saúde além do tradicional ocidental.
É difícil aceitar um negando o outro ou vice-versa. Muito se sabe dos biopiratas europeus e americanos que invadem a selva amazônica em busca de raízes, ervas e plantinhas usadas pelos índios para conseguir elaborar um anestésico mais potente do que a morfina, um remédio mais eficaz contra inflamações. Do mesmo jeito, existem pessoas que recorrem à homeopatia para tratar uma enfermidade não atacada pela alopatia. Ou se submetem à sessões de acupuntura para parar de fumar ou melhorar dores na coluna.
Para mim e para a Cau, a questão que se coloca é qual o efeito de chás de canela, comida picante, óleos, massagens, acupuntura para tornar o parto mais simples e menos árduo para a mãe? Dos dois lados as respostas podem ser contraditórias. Se não forem simplesmente descartadas como crendices do tempo do arco da velha, que a avó usava no tempo das parteiras na Europa ocidental. Será?
Prefiro acreditar apenas que o tradicionalismo ocidental deve prestar atenção em alguns movimentos dos orientais que tem uma cultura bem menos intrusiva do que a nossa. E do mesmo jeito reconhecer que terapias heterodoxas não tem capacidade de atacar problemas reais e sérios. Então, a minha resposta é uma mescla de ambos. Algo como um sincretismo terapêutico bem ao estilo brasileiro. Se comprovadamente não pode fazer mal, estou dentro. Não custa nada. Por isso até a Beatriz nascer, não acho nada ruim as acupunturas, os chazinhos de canela, nem comida indiana.

3 comentários:

  1. Como já dizia o "profeta" Jorge Ben Jor, ou Jorge Ben, na música Engenho de Dentro: Prudência e dinheiro no bolso, Canja de galinha
    Não faz mal a ninguém...

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    ELA É UMA GRACINHA!!!!!!!!

    TOU TWNTANDO FALAR COM OS PAI, MAS TÁ DIFÍCIL!!! bJS DO HENRIQUE E DA BICCA!

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, coloquei a primeira foto no flickr

    http://www.flickr.com/photos/50507250@N02/4638511573/

    bjs

    ResponderExcluir